Frequently asked questions

O que é um procedimento de mediação?


A mediação é uma forma alternativa de resolver conflitos. Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.




Qual a diferença entre a mediação express e a mediação tradicional?


A mediação express é realizada em um único encontro. Em sessão tele presencial, o mediador buscará o consenso entre as partes. No final, será lavrada uma ata. Se houver acordo, constará os termos da transação. No caso de o acordo não ter sido possível, a ata servirá como certidão de que as partes buscaram a resolução amigável do conflito. A mediação tradicional é customizada de acordo com a complexidade e as peculiaridades do conflito. O número de encontros, duração das sessões, e, se as reuniões serão realizadas em conjunto ou separadamente, são definidos pelo mediador e os participantes consensualmente.




Quem escolhe o mediador?


Na mediação express o mediador é designado pela plataforma iAgree.

Na mediação tradicional as partes escolhem o mediador conjuntamente.




O acordo celebrado tem validade jurídica?


Sim. O termo de acordo assinado pelas partes tem validade de título executivo extrajudicial. Se as partes preferirem, podem solicitar a elaboração de ata notarial ou homologar judicialmente o acordo.




Qual o custo da mediação express e da mediação tradicional?


Na mediação express o custo é fixo de R$ 500,00. Na mediação tradicional o mediador orça o custo de acordo com a complexidade e peculiaridades do conflito.